O conceito de sustentável tem sua origem relacionada à expressão “desenvolvimento sustentável” e o relatório Nosso Futuro Comum (1987) o define como: “o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades ”.

E por que?

Em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membros das Nações Unidas se reuniram em Nova York e reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para que isso aconteça é o desenvolvimento sustentável.

Ao adotarem o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal), os países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover esse desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos, sem deixar ninguém para trás.

Este é um plano para governos, sociedade, empresas e para você também!

Cabe a cada um de nós inserir o conceito de sustentabilidade no nosso dia a dia pela preservação do nosso planeta. Para isso, precisamos adotar certas medidas, fazer algumas mudanças em nossas casas e, principalmente, ensinar nossas crianças.

O que podemos fazer então?

  • Reduzir

Precisamos aprender a usar menos as coisas que não se decompõem rapidamente. O plástico é com certeza um grande poluidor. Sendo assim, devemos optar sempre por materias reutilizáveis ou recicláveis.

Podemos também usar mais o transporte público, ao em vez de andar de carro sozinhas. Ou pegar uma carona, dar carona, ir de bicicleta ou até mesmo a pé.

Devemos, ainda, emprestar nossas coisas para quem precisar.

  • Reutilizar

Podemos aprender também a usar de novo nossas coisas. Reformar é uma opção para roupas e sapatos, por exemplo. E aquilo que não for mais interessante, devemos doar ou praticar o “desapego”. Na hora de comprar, podemos optar por coisas usadas também.

  • Reciclar

Reciclar é contribuir para a preservação ambiental e, consequentemente, com a qualidade de vida das pessoas. Por isso, devemos criar o hábito de separar o lixo reciclável (papel, metal, plástico, vidro e orgânico) do não-reciclável e passar esse hábito para nossos filhos.

A coleta seletiva já existe em alguns bairros de Belo Horizonte. Mas para locais em que ainda não tem, já existem locais corretos de descarte desses materias ou empresa que os recolhem na sua casa.

E aí, vamos juntos começar essa mudança desde já?

Imagens: banco de imagens

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário